quarta-feira, 12 de novembro de 2008

TRAMPOLIM ACROBÁTICO



O Trampolim acrobático ou Ginástica de trampolim é uma disciplina da Ginástica artística onde o atleta executa saltos acrobáticos no trampolim. O esporte foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.As origens do trampolim repousam na Idade Média, nas performances dos acrobatas e dos trapezistas de circo – estes com seus saltos realizados a partir do impulso da rede de segurança. No Brasil a modalidade veio através do Professor José Martins Oliveira filho em 1975, recem chegado da Alemanha após um curso de especialização em Colônia, em 1990 foi fundada a Federação Paulista de Trampolim Acroático FPTA e em 1991 a Confederação Brasileira de Trampolim Acrobático CBTA; sua estréia como modalidade olímpica aconteceu nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000. Sobre uma tela, geralmente de nylon, de 5m x 3m, o atleta salta até atingir cerca de 6m de altura e executa 20 elementos técnicos. Oito juízes são responsáveis pelo julgamento – um é denominado juiz central, cinco avaliam a execução e dois observam o grau de dificuldade. A ginástica de trampolim é disputado por homens e mulheres. Há também o trampolim sincronizado, em que atletas se apresentam em trampolins diferentes mas executam os movimentos simultaneamente. O trampolim, assim como o Tumbling e Duplo Mini são modalidades novas no contexto esportivo, e não faz muito tempo que a Ginástica de Trampolim, antes conhecida como Trampolim Acrobático passou a ser um esporte Olímpico.







O Trampolim tem um suporte elástico recoberto por uma rede,com seis milímetros de espessura. Medidas: Comprimento:5,050 metrosLargura:2,910 metrosAltura da Rede:1,155 metros Medidas da rede: Comprimento:4,28 metrosLargura:2,14 metros Zona de Salto: Comprimento:2,15 metrosLargura:1,08 metrosCruz central 70x70cm.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Trampolim_acrobáticoia.org/wiki/Trampolim_acrobático



Trampolim, Tumbling e Duplo Mini. Estas modalidades são relativamente novas no contexto esportivo, e só recentemente é que a Ginástica de Trampolim, antes conhecida como Trampolim Acrobático passou a ser um esporte Olímpico. Saiba mais utilizando os links desta seção!

http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_trampolim.html


Ginástica de Trampolim é diciplinda da Ginástica Artística onde o atleta executa saltos acrobáticos no Trampolim, Duplo Mini Trampolim e/ou Tumbling.O atleta salta sobre uma tela de nylon, de 5m x 3m, até atingir cerca de 6m de altura e executa 20 elementos técnicos. Oito juízes são responsáveis pelo julgamento - um é denominado juiz central, cinco avaliam a execução e dois observam o grau de dificuldade.


http://www.olimpiadaspequim2008.com/2008/01/modalidade-ginstica-trampolim-pequim.html

11 comentários:

Administrador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raoni disse...

E ai Ana Clara....
gostei da sua postagem sobre o trampolim acrobático....
é legal esse esporte, tem altas acrobaçias....
flw....

Raoni 1°D

Rafael carvalho barreto disse...

Iaaê meu Brother,tudo certo?
Poh mew gostei d+ do seu blog,esse esporte é muito bacana.altas acrobacias legais..
Parabéns!
beeijo!

Rafael Carvalho 1ºD.

Kaique disse...

ana clara parabéns pelo pelo esporte que escolheu ele muito dificio não porque o atleta tem que praticar as monobras encima de uma cama elastica

Biazinha disse...

Adoreii Clarinha...hum...É realmente um esporte desconhecido eu nunca tinha visto falar dele,mais pelo que eu li na discrição do seu blog ele parece ser um esporte muito legal mais é necessario consentração para que o atleta nao caia fora da cama elastica.

Boa a sua descrição deu pra entender um pouco sobre a modalidade.

Beatriz 1ºD

Administrador disse...

Esse esporte já tinha visto antes... só que ele não é um dos que me chamam muita atenção;
Mas, é um esporte que precisa ter bastante concentração, pois é uma modalidade bastante dificil.

Aline Almeida 1º D

Tudo Bem disse...

Ana Clara,
O fundo do seu Blog e escuro e sendo assim é necessário que para amenizar você utilize o máximo de foto coloridas.
Por outo lado você não abordou a descrição do esporte, os dados estatísticos que você incluiu são interessantes de aparecerem como comentários.
Profº Leoncio

Ana Clara Porto disse...

Em relação aos programas desenvolvidos pelos atletas, o mais importante para eles em sua maioria é o Trampolim competitivo, depois o Trampolim que se referem à aprendizagem com a cama elástica, para depois citarem o recreativo.
Observando-se as lesões provocadas pela prática do Trampolim os atletas citaram joelho com 36%, pé 28,0%, coluna 14,0%, perna, coxa e punho 6% para cada segmento e 4,0% para os braços e cotovelos.

Ana Clara Porto disse...

As modalidades que apresentaram maior dificuldade de realização pelos atletas foi o Duplo Mini Trampolim com 52,3%, Trampolim 26,1%, o Tumbling com 18,5% e com 3,1% o sincronizado. Quanto ao trabalho de compensação realizado na coluna vertebral, oferecido pelos treinadores, os atletas expressaram em 88,1% que é realizada esta pratica diária, mas 11,9% afirmam que este trabalho não é realizado.

Lucas Franco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Franco disse...

oi..
seu blog ta bem legal..
Ja tinha ouvido falr nele mais
não sabia perfeitamente como ele era..^^
Bjim

LUcas FRanco 1°d